segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional das Mulheres

Neste dia da mulher, vale a pena uma reflexão, pra você que é homem ou mulher, sobre o quão difícil é ser mulher. Já passamos por tanta coisa ao longo da história. Geralmente somos "responsabilizadas" pelos males do mundo, que o digam Eva e a maçã (Será possível que ninguém percebe que Eva deu a ideia, mas quem comeu foi Adão? Então porque que Eva sempre é a culpada? Oras, Adão comeu porque quis). Que o diga também Pandora, que soltou da caixa todos os males do mundo. Porque será que nunca colocam um homem pra fazer as coisas "más"? E pra mim, a melhor de todas, Capitu, aquela que tem a conduta mais duvidosa da literatura para alguns. Bem, não para mim. Capitu para mim é vítima de um ciúme doentio por parte de Bentinho. Em minha interpretação, nada naquele livro me leva a crer que Capitu o traía. Quantas de nós, não importa a idade, somos levadas a abandonar sonhos por conta de ciúmes doentios de nossos maridos, namorados, companheiros?
Se de um lado, somos "culpadas" pelos males, por outro, tem aqueles que acham que mulher é algo virginal, que ela tem que ter uma conduta igual à da Virgem Maria. Acho ridículo um homem dizer que existem mulheres para transar e mulheres para casar. Pra mim, é o cúmulo do machismo. Por que não aceitar que uma mulher pode ser mãe, virgem, puta, sensual, sexy e o que mais quer que seja, na pluralidade do seu ser? Uma mulher é uma e é muitas. Quantas mulheres não há em apenas uma mulher? Achava muito legal um comercial da Dove que passava antigamente que mostrava um monte de mulher diferente e dizia algo como cada mulher tem uma beleza diferente. Acredito nisso. Sou contra a ditadura da magreza. Temos que estar bem conosco e não com o que os outros querem que sejamos. Hoje sou cheinha e me sinto muito melhor que quando era uma pele e osso por aí. VIVA A DIVERSIDADE DE BELEZAS. Uma vez, inventei de usar uma cinta. Desde aquele momento entendi porque as mulheres deixaram de usar e queimaram muitas em praça pública. Nunca vi nada tão incômodo... Preferi ficar com a minha barriguinha, mas respirando bem...
Na minha casa, as mulheres foram pioneiras na família. A minha avó foi a primeira da família a se divorciar e a minha mãe foi a primeira a ser mãe solteira. Elas são os meus exemplos. As admiro bastante. Não sei o que seria de minha vida sem elas. Elas são o meu exemplo vivo de que a luta pela liberdade sempre vale a pena. Que a mulher tem que continuar lutando para buscar o seu lugar na sociedade, pois é certo que avançamos muito nas questões de gênero, mas também é certo que temos que avançar muito mais. Muitas mulheres ainda são assassinadas apenas pelo simples fato de ter nascido mulher. E é isso que precisamos mudar. Precisamos gritar pro mundo SOMOS MULHERES E MERECEMOS RESPEITO. Abaixo a quem acha que mulher por ser mulher não é capaz. Que não podemos fazer o que faz um homem. Quem disse que não podemos? Podemos tudo o que sonharmos, o que quisermos, o que desejarmos. Fernando Pessoa em sua sabedoria nos diz que TUDO VALE A PENA SE A ALMA NÃO É PEQUENA. Abaixo a ideia de que somos um sexo frágil, de frágil nós não temos nada.

0 comentários:

Postar um comentário