quinta-feira, 10 de maio de 2012

Fazendo Ana Paz, de Lygia Bojunga.

Terminei de ler quase agora Fazendo Ana Paz. Fazia tempo que eu queria lê-lo. Comprei o livro quando fui no Rio, em fevereiro, lá na Livraria Travessa do CCBB. Fiquei doida porque lá tinha quase todos os livros da Lygia e aqui é uma dificuldade só pra consegui-los. Tem que se encomendar e esperar um tempão pra eles chegarem. O livro faz parte da trilogia do livro. Conta o processo de criação de Ana Paz, inicialmente personagem de um livro que se chamaria Eu me chamo Ana Paz, mas como alguns elementos/personagens não foram desenvolvidos como o pai e a carranca, e quase que Ana Paz ia por água abaixo também... Então a Lygia resolveu contar como é o processo de escrever. Ela cita até a Raquel, de A Bolsa Amarela... O meu livro preferido dela, dentre os que eu já li. Eu me identifico muito com Raquel, pois quando era pequena tinha as mesmas três vontades que ela. A autora fala que a Raquel chegou e não lhe deixou mais até o livro ficar pronto. Achei super-legal o livro. Pra quem gosta de escrever, é uma dica e tanto de como o processo de desenvolvimento das personagens se dá. Muito bom!!! Esse livro tem também uma 2ª parte na qual ela fala da memória arquitetônica das cidades, que infelizmente, cada dia mais está se perdendo, pois as pessoas só pensam em dinheiro. Aqui mesmo no bairro onde eu moro, a Várzea do Capibaribe, quando eu era pequena tinha um monte de casarão. Agora os casarões estão sendo derrubados e descaracterizados em nome do progresso... Progresso? Pra quem? Não pra mim... Preferia o meu bairro com os seus casarões e ares de cidade do interior... Nem precisa dizer que o livro é totalmente recomendado por mim... Excelente!!!

0 comentários:

Postar um comentário