Eu já tinha ouvido falar muito do Nicholas Sparks. Sei que ele vive na lista dos mais vendidos. Mas nunca tinha tido a curiosidade de ler alguma coisa sua. Até descobrir que Um Amor para Recordar era um livro seu e que ia ser lançado no Brasil. Encomendei na pré-venda na hora. Queria ver se o livro era tão bom quanto o filme, que eu amooo. Das histórias de amor que conheço (seja por livro ou filme), esta é a mais bonita. Não conseguiria dizer se o livro ou o filme é melhor. Mas sei que choro muito quando assisto ao filme. E chorei muito lendo a parte final do livro. Li em dois dias. Dei uma pausa em tudo o que tinha pra fazer da faculdade pra lê-lo. E também pra dar uma descansadinha na minha mente.
O livro conta a história de Jamie Sullivan e Landon Carter. Ele era rico e nunca tinha olhado bem pra Jamie, até o dia em que ele começa a estudar artes dramáticas na mesma turma que ela. Ele a chama para ir ao baile da escola e ela lhe diz que vai se ele prometer que não se apaixonará por ela. Ele lhe dá um sorriso e promete. Aí os dois começam a ficar próximos e ele, improvavelmente (e provavelmente se esquecendo da promessa que fez), acaba se apaixonando por aquela menina que ele acha esquisita (não só ele como todo mundo da escola).... aquela menina que vive falando dos propósitos de Deus (mas Deus não tem realmente um propósito para cada um de nós?), que ajuda a todo mundo, que perdoa a todo mundo. No lugar mais improvável para que o amor aconteça, ele acaba acontecendo. Quando tudo ia bem, ele descobre que ela tem leucemia e pouco tempo de vida. Os dois capítulos finais do livro (o 12 e o 13) são os mais emocionantes. Pense que eu chorei lendo... E quase que não parava mais de chorar rs.
O livro mostra melhor como a relação entre Landon se constrói. Mostra melhor a ligação deles com Deus, a bíblia, como ela é uma pessoa de coração puro e ainda traz algumas liçãozinhas do tipo: Não importa o mal que te façam, perdoar é sempre o melhor caminho (isso eu também acho. Por pior que for o mal que me façam, eu tento perdoar. O perdão faz um bem maior a você do que à pessoa que você está perdoando) e que a gente tem que procurar aproveitar o tempo que temos com as pessoas. Quando o pessoal da cidade fica sabendo Jamie está doente, muitos dos que a pertubavam, se arrependem, como é o caso de Eric (melhor amigo de Landon) e Margareth.
O final, não adianta nem esconder, pois muito gente já assistiu ao filme: ela morre. Mas antes disso, eles se casam. Esses momentos que eles passam juntos serão inesquecíveis para ele. Ela o fará se tornar um homem melhor e o homem que ele se tornará para o resto de sua vida. Pra quem gosta de romance e lágrimas derramadas, é um prato cheio. Belíssima história de amor!!!
0 comentários:
Postar um comentário