domingo, 1 de maio de 2011

Abertura do XV Cine-PE.




 Ontem eu fui pra abertura do Cine-PE com Renê e Rebeca. Tava marcado pra começar às 18:30hs. A gente chegou lá, já passava das 19:00hs e a fila estava enooorme para entrar. Aí eu logo comer porque estava morreeendo de fome. Quando a gente entrou, depois de muito tempo, já tinha começado a retrospectiva dos 15 anos e tal. Assistimos ao documentário Sons da Esperança (na verdade um material promociaonal porque o filme ainda não está pronto), que fala sobre o trabalho do maestro Cussy de Almeida no Coque , na Orquestra Cidadã Meninos do Coque. Belíssimo!!! Eu me emocionei bastante, principalmente quando vi o Daniel tocar... Aqueles meninos vão longe... 
Um dos homenageados da noite, Wagner Moura, não foi. Ficou preso no aeroporto de Viracopos, em Campinas. A mãe recebeu a Calunga de ouro por ele.  Depois assistimos um documentário sobre Pelé, o Cine Pelé, que nos mostra um Pelé diferente do que somos acostumados a ver: cantando, contando causos e fazendo uma retrospectiva do futebol (é claro) e dos filmes que ele fez (sinceramente falando, eu nem sabia que pelé tinha feito algum filme na vida. Ontem descobri que ele já tinha feito filme com a Teresa Rachel e com o Stallone rs). A primeira parte do filme eu achei bastante cansativa, mas não porque era só o Pelé falando, mas porque cortavam o ritmo do filme pra dizer do que ia tratar a próxima fala, talvez se fosse uma coisa sem cortes o ritmo fosse melhor... O outro homenageado da noite foi, o Pelé, que me pareceu uma pessoa bastante simpática. Recebeu a Calunga de Ouro e a gente assistiu a Uma história de futebol, filme muito bom que conta as memórias do menino Zuza e seu amigo Dito, que no final descobrimos (embora eu, como Chapollin, tivesse suspeitado desde o princípio rs) que é o Pelé. Muito bom!!! 
Quando terminou a sessão Pelé, fomos ao intervalo. ganhei até um sonho de valsa quando tava saindo. Na volta, começou a mostra competitiva dos curtas metragens digitais e 35mm. O primeiro foi Vou estraçaiá, que conta a história de todo Duro. O cara falando é muito engraçado. O ódio que ele tem ao Holyfield é coisa de outro mundo... Eu e povo que estava presente demos altas gargalhadas com esse filme... Muito bom!!! Depois dele veio Muita calma nessa hora, que fala do relacionamento entre um casal que tem tipo um ciúme doentio um do outro... Depois veio O contador de Histórias, que fala sobre um cara da Paraíba que sabe tudo sobre cinema. É apaixonado por cinema desde pequeno, coleciona cds, dvds, cartazes, vhs... Muito legal!!! Sei que o nome do cara é num sei o que Cineminha... A partir daqui o sono me pegou... Já passava da meia-noite e eu já tava um zumbi de tanto sono... Ainda vieram Janela Molhada, que fala sobre o cinema em Pernambuco. pelo que eu entendi, fala do início do cinema aqui em Pernambuco, tem até entrevista com a mais antiga atriz de cinema mudo do Brasil... e o próximo e último foi A casa das horas, com a Nicete Bruno. Fala sobre a efemeridade da vida... das relações... das pessoas.... Muito bom!!!
Quando acabou, perto de 01 da manhã... era chuva que Deus mandava... foi uma verdadeira odisseia chegar em casa... A Agamenom tava parecendo Veneza... O canal tinha transbordado e os carros não tavam passando. Muitas ruas estavam alagadas... Embaixo do viaduto da caxangá ninguém passava... Estava um engarrafamento triste... A solução foi pegar a BR e vir por Dois Irmãos, que tava um breu triste... Qual foi mesmo o idiota que disse que Recife tava preparado para receber o inverno?
Para mais informações do festival: http://www.cine-pe.com.br/2011/v2/index.php
P.S.: Coloquei o vídeo do comercial desse ano porque achei muito legal...

0 comentários:

Postar um comentário